sexta-feira, 23 de março de 2018

Notas sobre A Grande Onda - 33

 
 

 
 
         33.
 
         Ainda que nem todos surjam na imagem, há trinta marinheiro nos mares de A Grande Onda. Em cada um dos três barcos oshokuri, oito remadores e dois homens à proa.
 
         Hokusai pintou de azul a indumentária dos marinheiros, mas não o fez por razões estéticas (ainda que o efeito cromático de ligação às ondas seja um elemento relevante de A Grande Onda).
 
 
 
 
         Os homens envergam samue, uma roupa laboral utilizada frequentemente na Primavera e no Outono e cujas origens remontam ao vestuário de algodão ou linho dos monges budistas que estavam adstritos ao trabalho físico, o samu  (), visto como uma prática espiritual em muitos mosteiros Zen. Com o passar dos anos, o samue passou a ser utilizado como farda de trabalho em muitas profissões.
 
         A coloração azul-índigo dos fatos dos marinheiros em A Grande Onda, a par de outros elementos, permite situar a cena dramática na Primavera com muito mais probabilidade do que no Outono, já que durante esta última estação era mais comum utilizar samue de cor castanha ou preta.
 
 

 
 
 
         E, como notam Julyan Cartwright e Hisami Nakamura, o detalhe da cor não é irrelevante, bastando pensar na sua ligação à kigo («palavra da estação»,季語,) da poesia tradicional japonesa.    
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário