33.
Ainda que nem todos surjam na imagem, há trinta marinheiro
nos mares de A Grande Onda. Em cada um
dos três barcos oshokuri, oito
remadores e dois homens à proa.
Hokusai pintou de azul a indumentária dos marinheiros, mas não
o fez por razões estéticas (ainda que o efeito cromático de ligação às ondas
seja um elemento relevante de A Grande
Onda).
Os homens envergam samue, uma roupa laboral utilizada
frequentemente na Primavera e no Outono e cujas origens remontam ao vestuário
de algodão ou linho dos monges budistas que estavam adstritos ao trabalho
físico, o samu (作務), visto como uma
prática espiritual em muitos mosteiros Zen. Com o passar dos anos, o samue passou a ser utilizado como farda
de trabalho em muitas profissões.
A
coloração azul-índigo dos fatos dos marinheiros em A Grande Onda, a par de outros elementos, permite situar a cena
dramática na Primavera com muito mais probabilidade do que no Outono, já que
durante esta última estação era mais comum utilizar samue de cor castanha ou preta.
E, como notam Julyan Cartwright e Hisami Nakamura, o detalhe da cor não é irrelevante,
bastando pensar na sua ligação à kigo
(«palavra da estação»,季語) da poesia tradicional
japonesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário